O Opus Dei no Brasil

O Opus Dei no Brasil

As atividades organizadas pelo Opus Dei começaram no Brasil em março de 1957, com a chegada do Pe Jaime Espinosa Anta. Foi em Marília, uma cidade 440 km distante de São Paulo, que se instalou o primeiro Centro – a primeira casa destinada às atividades de formação cultural e espiritual católica promovidas pela Obra.

Um ano e meio mais tarde, em 1959, foi aberto o primeiro Centro na cidade de São Paulo: o Centro Universitário do Pacaembu, na rua Gabriel do Santos, nº 370. Nos anos seguintes, muitas pessoas conheceram o Opus Dei e o trabalho foi se estendendo: em 1961 chegou o padre espanhol Francisco Xavier de Ayala Delgado, que passou a ser o diretor responsável pelo governo da Obra no Brasil, e mais Centros foram abertos.

Visita de São Josemaria

Em 1974, o Fundador do Opus Dei, São Josemaria Escrivá, passou algumas semanas no Brasil, reunindo-se com várias famílias e com diversas pessoas que conheciam a Obra para falar sobre temas católicos importantes: amor a Jesus Cristo, virtudes, amor à Igreja e ao Papa, etc.

São Josemaria Escrivá em sua visita ao Brasil

Ele expressou sua admiração com as seguintes palavras: “O Brasil! A primeira coisa que vi foi uma mãe grande, formosa, fecunda, terna, que abre os braços a todos, sem distinção de línguas, de raças, de nações, e a todos chama filhos. Grande coisa, o Brasil!”. Apesar do grande carinho que teve por nosso país, não pôde retornar posteriormente porque viria a falecer no ano seguinte.

Depois de ter sido canonizado pelo Papa São João Paulo II, São Josemaria teve algumas estátuas colocadas em igrejas importantes do Brasil, como a Basílica de Nossa Senhora Aparecida e a Catedral de São Paulo.

Opus Dei no Brasil Hoje

O Brasil conta, atualmente, com muitos fiéis do Opus Dei, a maioria são mães e pais de família, mas também há leigos que vivem o celibato apostólico – para poderem se dedicar mais integralmente aos serviços da Igreja Católica – e sacerdotes.

Há Centros do Opus Dei espalhados por numerosas cidades no país, como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Campinas, São José dos Campos, Londrina, Niterói, Ribeirão Preto, Florianópolis e Fortaleza. O atual Vigário Regional, responsável pelo governo da Obra no Brasil, é o monsenhor Vicente Ancona Lopez.

Centro Cultural Boa Vista
Located at:
Rua Visconde de Abaeté, 834,Ribeirão Preto,
São Paulo.
Phone: +55 (16) 3620-0824
Link